quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Federação Paranaense define o campeonato da serie A de 2011

Torneio terá dois turnos de pontos corridos e campeão sai da disputa entre os vencedores de cada fase. Competição, que acontece entre 16 de janeiro e 15 de maio, terá duas equipes rebaixadas.
Em uma reunião nesta quarta-feira (25) entre a Federação Paranaense de Futebol (FPF) e os 12 clubes da Primeira Divisão estadual, a fórmula de disputa do Campeonato Paranaense 2011 foi definida.
O torneio, que acontece entre 16 de janeiro e 15 de maio, será disputado em dois turnos de onze rodadas cada – ao todo, 24 datas serão utilizadas na disputa. Os melhores colocados em cada fase disputarão a final em dois jogos. Ao fim do turno, a pontuação será zerada. Em caso de mesmo vencedor no turno e no returno, não há necessidade de uma “decisão”.
O título de “campeão do interior” também será decidido em dois duelos entre os clubes interioranos que marcarem mais pontos no somatório dos turnos. Os dois piores colocados no total de pontos serão rebaixados para a Divisão de Acesso em 2012.
A tabela oficial de jogos só deve ser divulgada no arbitral da competição, está agendado para ocorrer no próximo dia 15 de setembro.
“Apresentamos essa fórmula para ajudar a fortalecer os clubes do interior, já que a capital é muito forte. Só o Cascavel não aceitou [e foi voto vencido]. Eles queriam pontos corridos até o final, sem decisão, nos moldes do atual Brasileirão”, disse Amilton Stival, vice-presidente da FPF, por telefone, à Gazeta do Povo.
“Foram faladas outras maneiras, no estilo do Gaúcho e do Carioca, mas ninguém apresentou. Se tivéssemos escolhido essas fórmulas, alguns times ficariam até 15 dias parados em um turno, algo sem condições para um campeonato de 90 dias”, emendou, Stival que considera o campeonato de “fácil entendimento” para o torcedor.
Como existem apenas 23 datas para a realização do Paranaense, uma rodada reservada para a Copa Libertadores da América deve ser “incorporada” ao Estadual.
“Vamos ter que administrar isso. Vamos ver uma data da Libertadores em que o Atlético folgue, e fazer a rodada nesse dia”, explicou.
O vice-presidente da FPF garantiu ainda que os erros de regulamento que causaram o polêmico supermando nas duas últimas edições do Estadual não irão se repetir.
“Não tem porque [haver erro]. Vamos inclusive mandar o regulamento para os clubes analisarem junto de seus departamentos jurídicos. Não vai ter erro”, declarou.
Além do atual campeão Coritiba,
Arapongas, Atlético, Cascavel, Cianorte, Corinthians Paranaense, Iraty, Operário Ferroviário, Paraná, Paranavaí, Rio Branco e Roma Apucarana terão a chance de ser campeão paranaense no próximo ano.

Fonte: Fernando Rudnick – Gazeta do Povo

Nenhum comentário: